O calor escaldante não tem dado trégua nos últimos dias. Em Buritis, a temperatura tem chegado aos 40ºC segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Para enfrentar o “sol de rachar”, há quem recorra às sombrinhas, que fazem jus ao nome.

“Moro em Buritis há 18 anos e nunca vi a cidade tão quente como nas últimas semanas. Nas primeiras horas do dia o calor já está insuportável”, afirma a funcionária pública Joana Alves, que entrava em uma loja para comprar um novo ventilador para a família.

O Inmet prevê ainda que a umidade relativa do ar, que é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação), pode chegar a mínima de 10%.

Saúde

O número baixo preocupa já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a umidade relativa do ar ideal é de 60%.  A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. O deserto do Saara, na África, registra índices entre 10% e 15%. As crianças e os idosos são os que mais sofrem com a baixa umidade, pois as crianças estão com o organismo em formação, enquanto que os idosos são mais sensíveis a mudanças bruscas de ambiente.

Algumas recomendações:

– Pessoas com doenças crônicas cardiorrespiratórias e/ou metabólicas e idosos devem evitar exercícios físicos;
– Evitar exercícios físicos em locais de poluição atmosférica acentuada, como em vias de alto trânsito de veículos;
– Ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição), especialmente se permanecer em locais com ar condicionado;
– Lavar as narinas com soro fisiológico e/ou fazer inalações com o mesmo produto várias vezes ao dia;
– Utilizar soluções oftálmicas umidificantes (lágrima artificial sem conservantes), várias vezes ao dia;
– Evitar banhos com água muito quente (ressecam a pele) e utilizar cremes hidratantes para a pele e protetor labial;
– Evitar exercícios físicos quando o calor estiver intenso;
– Não usar o umidificador elétrico por muitas horas seguidas; o ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor, o que pode ser agravado em ambientes com carpete e papel de parede;
– Manter os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira;
– Evitar lugares fechados e de grande aglomeração;
– Colocar recipiente com água ou pano molhado nos ambientes ajudam a amenizar a baixa umidade e seus efeitos, assim como passar pano úmido sobre os móveis.