Quem pensa em fazer ou transferir o título eleitoral para votar nas eleições de outubro deste ano, deve ficar atento. A data limite para realizar estes e outros procedimentos é até quarta-feira (4). O prazo também vale para mudança de local de votação e pedidos de seções especiais para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida.

Após o fim do prazo, quem não conseguir regularizar a situação não poderá votar nas eleições de outubro. Quem teve o título cancelado terá de pagar multa de R$ 3,51 por turno perdido.

Os documentos exigidos são cópias e originais de documento como foto (RG, carteira de habilitação) e comprovante de residência. Quem vai fazer o título de eleitor pela primeira vez e tem mais de 18 anos precisa apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.

O voto é obrigatório para todas as pessoas maiores de 18 anos, enquanto é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens entre os 16 e 18. Além da obrigatoriedade, o documento é exigido em outras situações. Aprovados em concurso público, por exemplo, precisam apresentar o título para tomar posse.

O Cartório Eleitoral de Buritis fica localizado na Rua Bahia, nº 585, Centro e atende de 12h às 18h.