Na terça-feira (23) a Polícia Civil transferiu oficialmente a administração da Cadeia Municipal de Buritis para a Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI). Com a transferência, o estabelecimento passa a ter designação de Presídio Regional, e se torna responsabilidade direta do Estado de Minas Gerais.

Na solenidade de transferência a delegada de Polícia Civil, Vanessa Araújo, realizou a entrega oficial da administração ao diretor regional da SUAPI, Welington Ferrão. O evento foi acompanhado por autoridades municipais e da nova junta administrativa formada por um diretor adjunto e 32 agentes penitenciários.

De acordo com a delegada Vanessa, o remanejamento administrativo da cadeia para a SUAPI desobstrui a Polícia Civil, que exercerá a atividade de investigação com maior precisão. “A partir desse momento é de responsabilidade da Policia Civil apenas a delegacia, o que libera os policiais para realizar um trabalho mais ostensivo, colaborando para diminuir a criminalidade”.

A mudança administrativa visa melhorias físicas e implantação de programas de ressocialização dos presos. O diretor-geral do presídio de Unaí e diretor referência da 16ª Região Integrada de Segurança Pública (RIS), Glauton Pereira da Silva ressaltou: “Queremos qualificar o trabalho realizado no presídio e adequar o preso para que ele seja reinserido na sociedade”.

O presídio possui 10 celas com capacidade para 30 detentos e tem quase 100% da celas lotadas. Para apoiar o trabalho realizado pela SUAPI, o presídio receberá em breve uma equipe técnica composta por assistente social, psicólogo e dentista.

Fotos: Rayssa Campos e Polícia Civil