A canela é uma das especiarias mais velhas do mundo. Podemos dizer que é a melhor especiaria disponível em termos de nutrição e saúde. Além do perfume marcante a canela tem atividade antioxidante, antifúngica e antiviral. Parece ser milagrosa, né? Apesar de ter sido usada na medicina por outras culturas há séculos, a canela ajuda desde problemas cardíacos a problemas respiratórios.
Vinda de muito longe, mais precisamente da Ásia, a canela ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Além disso, o alimento possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória colaborando para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores e ajudando a combater resfriados. Como não podia deixar faltar, ela também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica.
Os estudos mostraram que meia porção de canela incluída em uma dieta diária pode diminuir o colesterol e as triglicérides. Boa parte das pesquisas realizadas com canela foram com uma quantidade que variou entre 1 e 6 gramas, o equivalente a meia ou até uma colher de chá, ao dia. Como estes valores mudam muito, é interessante consultar um médico ou nutricionista sobre a melhor porção do alimento para cada pessoa.
Já que o alimento é cheio de benefícios, vamos inseri-la na alimentação diária e ver os resultados. É bom lembrar que tudo em excesso pode trazer efeitos colaterais. Para quem tem úlcera gástrica ou intestinal a canela não é recomenda. O mesmo vale para as mulheres que estão em período gestacional.
Não há diferenças nutricionais entre o consumo da canela em pó ou em pau. A especiaria pode ser ingerida polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás e sucos. O alimento dá aquele sabor a mais sobre doces, como arroz doce, cural de milho e mingau de aveia, entre outros.
Para comprovar seus efeitos e mostrar que a canela pode ser facilmente consumida diariamente vai uma receitinha de Maçã Assada com Canela.
Ingredientes:
- 2 unidades de Maçã
- 2 unidades de canela em pau
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Modo de preparo
Lave as maçãs e retire a parte central, onde está o talo e as sementes. Faça isso sem partir as maçãs. Coloque as maçãs em uma vasilha própria para forno, coloque a canela em pau no meio da fruta e polvilhe a açúcar mascavo. Leve ao forno a 200°C por 15 minutos ou até as maçãs ficarem bem macias.
Bom apetite!
Você precisa fazer login para comentar.