Com apoio da comunidade prefeitura revitaliza vereda

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente está revitalizando a vereda localizada na saída do município sentido a Vila São Vicente. O projeto conta com o apoio da Polícia Militar do Meio Ambiente, o Conselho de Conservação e Preservação do Meio Ambiente (CODEMA), Secretaria de Obras e a comunidade.

O terreno em revitalização possui 5 hectares de extensão e margeia os bairros Estância dos Ipês, Veredas e Centro. A intervenção da prefeitura consiste em preservar a área, retirando o acúmulo de entulhos do leito, dando um fluxo livre às águas e fortalecendo as margens com mudas variadas. Segundo o engenheiro ambiental Daniel Prisco, as medidas tomadas garantirão um local livre de endemias. “Será evitado o mal cheiro que era presente no ambiente, criatórios de mosquitos e para conscientizar a população faremos uma ação educativa” disse.

A Secretaria de Obras apoia com o maquinário necessário e a comunidade tem doado materiais essenciais para a finalização do projeto. “A prefeitura e o empresário Marcos Caetano disponibilizaram o maquinário para a execução. Solicitamos o apoio da comunidade, com doação de manilhas, óleos e outros materiais e temos tido o privilégio de receber materiais de auxílio ou prestação de serviços” explicou o secretário de obras, João Caetano.

O trabalho vai durar cerca de 30 dias e a expectativa é que as obras terminem antes do período chuvoso acumulando água suficiente para a renovação da vereda. A primeira etapa das obras prevê a revitalização total do solo com preservação de uma ilha com pé de buriti, nome de que leva o município, e a duplicação da pista.

O projeto total consiste em criar uma ponte de madeira que dará acesso a esta ilha e a criação de uma pista de caminhada. “Será estruturando o local propiciando a execução da obra futuramente. Inclui nessa proposta as normas de segurança, iluminação pública e guarda” afirmou o policial militar ambiental, Sgt Gilson.

A vereda se tornará um grande viveiro natural com fauna e flora preservados em comunhão com a comunidade.

Fotos: Bianca Decilis