É hora de darmos boas-vindas ao mês de Novembro e a escolha dos alimentos da safra é uma sábia decisão para levar á mesa!

O penúltimo mês do ano vem recheado de legumes, verduras e frutas fresquinhas que tornam a nossa alimentação mais saudável e econômica. Além de mais bonitos, os sabores e aromas potencializam a vontade nossa alimentação mais saudável e natural. Em suas épocas, os alimentos também possuem menos agrotóxicos, já que estão na fase apropriada de colheita, tornando menos prejudiciais à saúde. Confira 9 alimentos do mês de novembro e a importância de consumi-los:

Grupo das Frutas

1 – Banana: Uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, a banana é uma poderosa fonte de potássio, um mineral benéfico para reduzir a pressão arterial e para reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Pode ser consumida em sua forma natural, ou em forma de sucos, vitaminas e sobremesas.

2 – Framboesa: É época da deliciosa frutinha rosa que consegue deixar qualquer prato mais bonito e elegante. Fonte de vitaminas e antioxidantes, ela é uma aliada na hora de fortalecer o sistema imunológico, melhora a saúde do coração e proporciona um trânsito intestinal saudável.

3 – Coco verde: Quem resiste a uma água de coco  bem gelada nesse calor? Fonte de vitamina A, do complexo B e C, o coco verde é uma ótima opção quando o assunto é nutrição! A fruta é ótima para prevenir a desidratação, além de ser uma boa fonte de energia. A água de coco pode ser consumida em sua forma natural ou misturada com outras frutas, como laranja ou limão, por exemplo.

Grupo dos Legumes

4 – Berinjela: Fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas, a berinjela é uma perfeito aliada da alimentação saudável. A leguminosa ajuda a manter o coração sadio, previne o câncer, auxilia na perda de peso e favorece uma pele bonita e jovial.

5 – Cenoura: Conhecida por ser o alimento do “bronzeado de verão”, a cenoura é muito mais do isso! Com uma grandeza nutricional incrível, ela é responsável por fortalecer o sistema imunológico, favorece a saúde dos olhos e, por ser rica em antioxidantes, previne o envelhecimento precoce das células.

6 – Abóbora: Com pouquíssimas calorias, a abóbora é uma ótima pedida para acrescentar no cardápio do seu dia a dia. Além disso, ela possui importantes propriedades nutricionais (vitaminas e minerais) que ajudam a manter o seu corpo e organismo saudável. Um grande destaque da abóbora é que ela é fonte de triptofano, que quando ingerido é convertido em serotonina, o hormônio do bem-estar.

Grupo das Verduras

7 – Alho poró: Versátil e saboroso, o alho poró ganhou um espaço incrível nos pratos dos brasileiros. Ele pode ser acrescido em saladas, quiches e cremes, tornando-os ainda mais saboroso. O alimento ainda é benéfico para a saúde cardiovascular e para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo contra gripes e resfriados.

8 – Espinafre: Da família dos vegetais verdes escuros, o espinafre é um dos líderes em benefícios para a saúde. Rico em vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes, as vantagens de consumo da folha vão desde a saúde dos ossos até proporcionar uma bela saudável e bonita.

9 – Brócolis: Fonte de fibras, o brócolis é um poderoso alimento para adicionar na sua alimentação saudável para beneficiar a saúde do coração e favorecer o trânsito intestinal. Além disso, ele fortalece as funções cerebrais por ser rico em potássio.

E para não perdermos esse pique saudável, preparamos uma deliciosa receita para você:

Empadas Integrais de Brócolis ou Tofu

Ingredientes:

Farinha integral

Um pouco de sal marinho

1 copo de leite-de-coco (aproximadamente)

Modo de preparo

Misturar aos poucos, numa tigela de louça, a farinha com o leite-de-coco, até a messa ficar macia como massa de pão. Forre pequenas formas de empada já untadas com azeite de oliva ou farinha integral para não grudar. E depois coloque o recheio de brócolis ou tofu (ou pode ser outro vegetal da sua escolha) e asse no forno pré-aquecido em temperatura média. A mesma receita serve  para fazer um único empadão.