Entre os dias 25, 26 e 27 o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Nova Querência de Buritis realizou o 16º Rodeio Crioulo Interestadual. O tradicional evento contou com música, provas de laço, churrasco e chimarrão. O evento teve o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central (MTG-PC).

O CTG de Buritis tem a direção de Elton Demeneghi e recebeu 30 comitivas das 41 esperadas. Compareceram as equipes das cidades de Cristalina (GO), Formosa (GO), Chapada Gaúcha (MG), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Barreiras (BA) e Distrito Federal (PAD-DF). Os demais grupos ficaram impossibilitados de chegar em Buritis devido à greve nacional dos caminhoneiros.

Outro reflexo da paralisação foi a troca do tradicional costelão realizado no último dia do rodeio por um churrasco. Os costelões seriam entregues na semana do evento.

Nessa 16ª edição foram disputadas provas clássicas de laço individual e em grupo, em categorias como Laço Piá, Laço Veterano, Laço Patrão entre outras, além da disputada Vaca Gorda. A novidade neste ano foi a prova de chasque onde 5 participantes por equipe disputavam corridas em um espaço de 100m com troca de cavaleiros entre as balizas. A prova finalizou as competições na manhã de domingo (27) e animou a plateia.

Outra novidade no evento foram as premiações que chegaram a R$ 22,5 mil distribuídos entre os participantes, que também receberam troféus de participação. A direção estima que cerca de mil e quinhentas pessoas passaram no local apesar greve no país.

Fotos: Clailton Amaral e Rayssa Campos