Após cancelar o tradicional Desfile de 7 de Setembro, a Prefeitura de Buritis através da Secretária de Educação se reuniu com os diretores das escolas e decidiu realizar o evento cívico. De acordo com a pasta, o desfile contará com patrocínio de comerciantes locais.

A secretária de educação Marina Campos Valadares pontuou que a decisão foi tomada em conjunto com as instituições e que o tempo hábil para organização do evento é o menor já realizado. “É um ato cívico, é tradição, importante para a nossa cidade, além do desfile acontecer junto com a 213ª Festa de Nossa Senhora da Pena, padroeira local e atrair inúmeros visitantes para o município”, lembrou.

No lugar dos temas inéditos as direções escolares decidiram usar projetos trabalhados durante o ano letivo devido ao curto prazo. A escola estadual Argemiro Antônio do Prado se inspirou em Guimarães Rosa, enquanto a escola particular CONSEP falará da vida de Gonzaga. A escola municipal Philomena Campos levará para o desfile o folclore, poesias e projetos realizados em sala de aula.

Segundo a Secretaria da Educação, o ato cívico havia sido cancelado devido a contenção de gastos provocado pela crise financeira. A falta de repasses do Governo Estadual é a justificativa para a atual situação do município.