De novidades na informática às inovações no campo, a TEC CON – Feira de Tecnologia 2018 apresentou em sua primeira edição as transformações e aplicações da tecnologia voltada para estudantes e comerciantes. O evento foi realizado no espaço Anauê Brasil, durante todo o sábado (24), com portões abertos ao público.

Sistema de automação

Junior Azevedo, diretor e desenvolvedor do software 7System, falou sobre o programa muito utilizado em Buritis no controle de estoque varejista. O sistema foi criando inicialmente para suprir a necessidade do grupo familiar e se expandiu para outros segmentos, com o diferencial na mão de obra especializada em suas aplicações. O profissional falou ainda sobre a importância da capacitação das pessoas que utilizam as tecnologias disponíveis.

Tecnologia para controle de produção

A Farmotec é uma grande fábrica de óleo vegetal em Buritis e ganhou o mercado nacional aprimorando seu produto em paralelo com o controle de produção. João Paulo Almeida, engenheiro e diretor da empresa, explicou em sua palestra o papel importante da evolução tecnológica em sua escala de fabricação e no melhoramento dos resultados mensais.

Evolução da Internet

Na opinião do Bruno Canjerana, sócio-diretor da Conex Internet no Distrito Federal, o momento chave de mudança no uso da internet foi a criação do computador portátil, o celular inteligente, ou “smartphone”, principalmente com a chegada do iphone, da Apple. Conectadas 24 horas por dia as pessoas precisam da internet para trabalhar, estudar e inclusive criar e manter relações, sejam comerciais ou sociais.

Energia Solar

Ter o sol como fonte para produzir energia é uma excelente alternativa para uma cidade como Buritis, principalmente se pensar na economia que essa tecnologia proporciona. Esse foi um dos benefícios apresentados pelo diretor da empresa Maplan Solar, Márcio Faria, sobre essa alternativa eficiente, não poluente e de baixo custo para manutenção.

Acesso à internet gratuita e Capacitação de Cidades Inteligentes

A POWER-FI em parceria com a INSPECTA, empresas de Brasília, apresentaram um conteúdo sobre o papel do wi-fi público. Reconhecida mundialmente como uma iniciativa que irá melhorar o acesso à informação e serviços prestados a comunidade, os sócios Gabriel Montenegro, João Pedro Lottermann e Lucas Montandon demonstraram a abrangência e a importância dessa tecnologia.

Expositores

Uma parceria da Conex Internet e da Escola Estadual Argemiro Antônio do Prado, a TEC CON contou com o apoio da empresa Teto e Metro Climatização e Ar Condicionado, e expositores de diversos ramos tecnológicos. Os visitantes puderam conhecer as inovações e produtos da Maplan Energia Solar, Casa do Computador, AVP Agronegócios, Digitada Informática, além de projetos desenvolvidos por alunos da Argemiro.

Campeonato de Games

O primeiro campeonato Buritis Game Show foi disputado por 120 jovens, que se dividiram em 24 equipes compostas por 5 jogadores. Nessa edição os competidores desafiaram suas habilidades no game Counter-Striker. Após partidas eliminatórias que agitaram a torcida, a equipe Os Motoboys venceu a grande final e faturou a premiação de R$ 500,00.

Fotos: Rayssa Campos