Na sexta-feira (17) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou a II Expoarte do CAPS Vida, uma exposição de artes visuais. A mostra aconteceu no espaço do Phoenix, no centro da cidade.

O evento marcou o encerramento da Semana da Luta Antimanicomial, que ocorreu entre 13 e 17 de maio. Todas as obras foram feitas por pacientes da instituição. Entre as peças estão telas, mosaicos, crochês e cestos em materiais reciclaveis.

A psicóloga do CAPS, Hellen Luiza, destacou a importância da arte para resgatar a autoestima e também como ferramenta importante para a recuperação.

“O principal objetivo é mostrar os trabalhos desses pacientes, a sua criatividade, trazendo eles de volta para sociedade. Através da arteterapia eles conseguem expor tudo aquilo que eles estão sentindo e começam a reformular algo bem interno. Trabalham com as emoções, os sentimentos e com isso a qualidade de vida para nossos pacientes. Estamos aqui para dar vez e voz a eles”, disse.

Diariamente 50 pessoas são atendidas no centro.  A renda do evento será revertida em material para custear as oficinas e na aquisição de materiais para os artesanatos.