O frio tem castigado cães abandonados pelas ruas de Buritis e o casal Yuri Rodrigues e Katlen Siqueira tiveram a ideia de construir casas de papelão para servirem de abrigo para esses animais. Com a ajuda de outras pessoas, várias casinhas foram espalhadas pelas calçadas.

Olhando para um cachorro de rua e esse tempo frio, fiquei com dó dele e resolvi fazer uma casinha e depois decidi fazer para mais cachorros”, disse Yuri.

A confecção das casinhas é rápida, leva de 5 a 10 minutos. Elas ainda ganham acessórios para aquecer os animais como cobertores, toalhas e outros tecidos. Todo material adquirido através de doações.

Quem puder colaborar com caixas de papelão grande, fita adesiva, cobertores e camisas que não estão sendo utilizados podem trazer para gente que será reaproveitado” pediu Ketlyn Siqueira

Mesmo com um apelo estampado nas casinhas pedindo para que não sejam danificadas infelizmente algumas estão até sumindo dos locais onde foram colocadas. Já outras são um exemplo de que o trabalho é reconhecido e recebem de moradores água e ração. 

Os voluntários querem ir mais além. Está em andamento a criação da Associação dos Protetores dos Animais de Buritis.

A gente foi montando o grupo com pessoas maravilhosa, graças a Deus está aumentando e a nossa associação é formada dez membros com o objetivo de buscar uma solução para os animais abandonados e protegê-los dos maus tratos”, explicou Larissa Andrade

A veterinária Brenda Pinheiro, que também integra o grupo fundador da associação, destaca outra preocupação com os animais abandonados: a transmissão de doenças.

Temos vários cães doentes nas ruas e doenças que passam de um animal para outro e que também podem ser transmitidas para seres humanos. Então nossa preocupação também é essa e a ideia de criar a associação é para que a gente consiga forças e apoio para buscar uma solução. Pois estamos observando que nada está sendo feito”, ressaltou Brenda

O Sargento Gilson da Polícia Militar Ambiental de Buritis explica que o abandono de animais também é crime.

A gente tenta conscientizar a população a não maltratar os animais sejam eles domésticos ou exóticos. Não abandoná-los, pois a partir do momento em que você abandona um animal, você está cometendo crime”

Abandono é crime

Pela Lei de Crimes Ambientais, a pena prevista para quem comete maus-tratos contra animais é de três meses a um ano de detenção, além de multa e pode ser aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal. 

No crime de menor potencial ofensivo pode não ocorrer a abertura da ação penal, e a punição normalmente é convertida em prestação de serviço.

Também pode ser considerado maus-tratos deixar o animal sozinho trancado em casa por dias, acorrentado, sem água, comida ou condições de higiene. Denúncias de maus-tratos devem ser feitas à polícia, e é possível registrar boletim de ocorrência nas delegacias.