A Prefeitura de Buritis entregou na quarta-feira, 31 de julho, a Unidade de Distribuição da Agricultura Familiar – UDAF. O prédio fica na Avenida Central, ao lado do quartel da Polícia Militar. O local será utilizado para receber os produtos do Compra Direta Local adquiridos dos 36 agricultores familiares já cadastrados, beneficiando assim mais de 300 famílias de Buritis.

Os produtos serão distribuídos para os programas sociais municipais, famílias em vulnerabilidade social, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e entidades sócio assistenciais da cidade, a APAE e o Abrigo João da Silva Santarém.

A secretária de assistência social, Flávia Maia Campos, destacou que toda a logística do espaço vai melhorar a qualidade da produção e proporcionar cursos de capacitação. “Serão realizados aqui cursos de manipulação de alimentos, doces. Todos cursos voltados para a agricultura familiar e para as famílias do programa Bolsa Família”, disse.

Presente no evento, o secretário nacional de inclusão social produtiva rural do Ministério da Cidadania, José Roberto Carlos Cavalcante, ressaltou que um município agrícola como Buritis tem papel significativo no dia a dia das famílias de baixa renda, principalmente na entrega, processamento ou embalagem dos alimentos produzido no município. “Se por um lado Buritis é destaque no agronegócio não podemos abandonar as pessoas que mais precisão, essas pessoas carentes, que estão em um nível de vulnerabilidade social e um nível social extrema” pontuou.

O prefeito Dr. Keny Soares destacou que o Centro de Distribuição atende aos anseios do pequeno produtor. “Antes o pequeno produtor não tinha um local para armazenar sua produção. Com essa unidade é possível fazer o embalo corretor e a distribuição necessária. Tudo em equilíbrio. Atendemos melhor o pequeno produtor e incentivamos cada dia mais a sua produção”, disse.

Estiveram na inauguração o vice-prefeito Rufino Folador, o vice-presidente da Câmara Geldo, a vereadora Martina, a secretária de educação Marina Campos, o secretário de esportes Mário Noronha, produtores rurais, servidores públicos e a comunidade.

Estrutura

A Unidade de Distribuição recebeu R$ 450 mil do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social, atual Ministério da Cidadania e R$ 59.550,30 de contrapartida do Governo Municipal. O prédio conta com 300 metros quadrados de área construída e recebeu equipamentos como câmara fria, seladora, embaladora a vácuo, estrado e caixa, entre outros, que facilitarão o recebimento, seleção, estocagem, processamento e escoamento dos produtos in natura e processados, agregando valor à mercadoria.