Católicos lotam igrejas de Buritis na missa de Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas marcou o início da Quaresma para a Igreja Católica. Missas foram celebradas na noite de quarta-feira, 26 de fevereiro nas igrejas Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia e Nossa Senhora da Pena. Durante os 40 dias da Quaresma, a igreja convida os fiéis para praticarem o jejum, a oração e a caridade, como forma de preparação para a Semana Santa.

Na data, além da Santa Missa foi realizado o rito de imposição das cinzas. Elas simbolizam que “somos pó e para o pó voltaremos”. As cinzas foram obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior. A partir da Quarta-feira de Cinzas, algumas Igrejas têm a prática cobrir as imagens dos santos e só são descobertas no Domingo de Páscoa, no dia 9 de abril.

Na Quaresma, os fiéis costumam abrir mão de algo que gostam muito, como uma comida, uma atividade, entre outros. Para a igreja, o ato significa que Cristo está acima de qualquer vontade ou desejo.

Na quarta-feira, também foi iniciada a Campanha da Fraternidade 2020 com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso’ e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. O objetivo principal da campanha é despertar o sentido da vida como dom e compromisso, recriando relações na família, na comunidade e na sociedade, inspirado no trabalho de caridade feito por irmã Dulce, primeira santa brasileira a ser canonizada, que dedicou a vida servindo aos pobres e mais necessitados.