Maio nos lembra de que, infelizmente, ainda temos que combater um mal que atinge muitas crianças e adolescentes, bem como a seus familiares: o abuso e a exploração sexual.

No dia 18 são feitas ações de conscientização em todo o país. Por causa da pandemia do novo coronavírus que resultou na suspensão das aulas e eventos com aglomeração de pessoas, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social pintou durante a semana em algumas ruas de Buritis, a flor símbolo dessa campanha.

Esta é uma luta que se faz necessária e precisa contar com a participação de toda a sociedade. É importante que se faça denúncia nos órgãos de segurança e proteção das crianças e adolescentes, como o próprio Creas, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Civil.

Segundo dados do Mapa Social do Ministério Público de Minas Gerais, em 2016 foram registrados 126 casos de abusos sexuais no Noroeste de Minas. Buritis contabilizou 30. No ano seguinte caiu para 67 casos, destes, 7 foram registrados aqui no município.

Segundo o Conselho Tutelar de Buritis, antes da pandemia da Covid-19 foram quatro denúncias de abusos contra adolescentes.