Os estabelecimentos considerados não essenciais estão proibidos de funcionar em Buritis. O prefeito Dr. Keny Soares fez o anúncio no fim da tarde de quinta-feira (09) em seu gabinete colocando em prática o plano Minas Consciente, do Governo Estadual. Com essa decisão, Buritis aderiu a Deliberação 39.

O plano é dividido por quatro ondas, sendo que Buritis está na onda verde que permite o funcionamento somente dos serviços essenciais. As outras ondas são, branca – primeira fase; amarela – segunda fase e a onda vermelha – terceira fase. As mudanças de ondas são avaliadas semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19.

Antes de fazer o pronunciamento oficial, o prefeito participou de uma reunião por videoconferência com secretários municipais de saúde da Macroregião do Noroeste de Minas que contou com a participação do Promotor de Justiça da Comarca de Patos de Minas, Rodrigo Domingos Taufick.

Minutos após essa reunião, Dr. Keny havia adiantado a imprensa que iria revogar o Decreto Municipal do dia 2 de julho 2020, o qual o município havia aderido ao Minas Consciente, e retornaria para o protocolo municipal. Porém, quando se preparava para falar com os repórteres, o prefeito recebeu a notícia de que o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça obtiveram liminar favorável ao pedido de medida cautelar em uma Ação Declaratória de Constitucionalidade, obrigando os municípios a aderirem ao plano do Governo Estadual e a cumprirem normas de distanciamento social.

De acordo com o Ministério Público, a decisão faz com que os municípios mineiros tenham que cumprir a norma, para gerar um quadro de segurança jurídica evitando que haja decisões desordenadas de flexibilização das medidas de isolamento social. Todos os processos envolvendo protocolos criados por cada município estão suspensos até que seja concluído o julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade.

Pela manhã os fiscais da Vigilância em Saúde visitaram os comércios de Buritis para informar sobre a nova medida.

Veja abaixo as ondas do plano Minas Consciente.