Na quinta-feira (8) após quase dez horas de julgamento no Fórum de Buritis, Gustavo Zaqueu Moreira, 24 anos, foi condenado a 16 anos de prisão em regime fechado pela morte de Michael Pio de Oliveira. O crime aconteceu no dia 22 de abril de 2017. Michael tinha 24 anos.

Relembre o caso: Corpo carbonizado é encontrado em Buritis

O réu confessou o crime em 24 de abril de 2017, quando contou que desferiu golpes na cabeça da vítima com uma haste de madeira e depois tentou ocultar o corpo colocando dentro do veículo e ateando fogo. Ele foi preso no estado de São Paulo dia 08 de novembro de 2018.

Relembre o caso: Acusado de homicídio em Buritis é preso em São Paulo

O tribunal do júri condenou Gustavo por homicídio com três qualificadoras: motivo fútil; meio cruel e recurso que dificulte ou impeça a defesa da vítima; e crime de ocultação e destruição de cadáver. As penas determinadas foram 15 anos pelo homicídio e um ano pela ocultação de cadáver.

Segundo o Promotor de Justiça da Comarca de Buritis, Dr. Júlio Cesar de Oliveira Miranda, o Ministério Público irá recorrer da decisão para aumentar a pena.

Durante o julgamento, familiares e amigos se manifestaram em frente ao Fórum com cartazes pedindo justiça e a pena máxima para o acusado. Eles também usavam camisetas brancas com a foto de Michael.

Após o julgamento, que terminou por volta das 18h40, Gustavo foi levado novamente para o Presídio de Buritis.

Sobre o homicídio

O corpo de Michael Pio de Oliveira foi localizado no dia 22 de abril de 2017 dentro de carro VW Gol totalmente queimado em uma cascalheira a cerca de 30 km de Buritis. Ele estava desaparecido desde o dia 19 do mesmo mês.

Após o crime, Gustavo fugiu e só foi preso no dia 8 de novembro do ano seguinte na cidade de Votuporanga-SP. Ele foi encontrado durante uma operação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais e da Delegacia de Investigação Geral (DIG). Na abordagem, Gustavo apresentou uma identidade falsa do estado do Tocantins.