Na tarde de segunda-feira (26), familiares e amigos se despediram do ex-prefeito de Buritis, Pedro Jary Taborda, 76 anos. Ele faleceu na noite de domingo (25) em decorrência de complicações da Covid-19. Centenas de pessoas se reuniram na entrada da cidade para aguardar a chegada do corpo. O movimento acalentou os familiares que ficaram surpresos.

“Pra gente é uma alegria, nesse momento de tristeza que a gente tá passando ver o povo de Buritis vindo prestar essa última homenagem a ele. Então a gente se sente muito feliz e muito agradecida com o povo da nossa cidade. Porque Buritis é a nossa cidade, a gente nasceu no Sul, mas a gente aderiu Buritis como nossa. Há muitos anos que a gente tá aqui e aqui é o nosso lugar”.

Rosemara contou como foram os últimos dias ao lado do pai.

“Ele teve um AVC em uma madrugada, a gente não sabia que era um AVC e ele caiu machucou bastante a gente ficou muito sofrido com isso, mas a gente foi cuidando, dando carinho para ele. Eu fui à última a estar com ele no hospital. Eu me sinto muito feliz de poder ter acompanhado ele até o finalzinho”.

Após a chegada do corpo, por volta das 14h foi iniciado um cortejo pelas ruas e avenidas passando em frente à Igreja de Nossa Senhora da Pena, a qual era devoto e ao lado da Prefeitura, local onde dedicou parte da sua vida para administrar o município. Sua administração foi marcada pela construção de escolas, atual terminal rodoviário, eletrificação do bairro Taboquinha, da adequação do atendimento a saúde e vários outros trabalhos reconhecidos pela população.

Em frente ao cemitério velho, os Padres Genilson e João César fizeram uma rápida celebração.

Pedro Taborda deixa esposa, Terezinha de Jesus Rolim Taborda, quatro filhas, sete netos, dois bisnetos e uma longa história de dedicação à Buritis.