Adair Francisco de Oliveira, prefeito de Buritis por duas vezes (1973-1976 e 1983-1988) faleceu na no início da madrugada do domingo (22). O corpo será velado na Câmara Municipal entre 11h e 13h e em seguida sairá o translado para a cidade de Unaí, onde deve ser sepultado no fim da tarde do mesmo dia.

Adair era natural da cidade de Abaeté-MG e tinha 81 anos. Ele chegou ao município em 1961 para trabalhar como motorista em uma linha de ônibus que percorria Buritis, Formosa e Unaí, cidade onde aprendeu o ofício de mecânico e motorista.

Muito atencioso e com vocação para o comércio, instalou o primeiro restaurante em Buritis nas proximidades da praça da igrejinha. O espaço montado por ele acabou se tornando referência em Buritis, especialmente para acolher políticos que visitavam a cidade.

A proximidade com lideranças influenciou Adair a concorrer ao  cargo de prefeito em 1973. Na época, Juiz de Paz e muito influente, venceu as eleições computando 151 votos. Em 1982 voltou a se candidatar, vencendo novamente.

Adair é uma das figuras políticas mais importantes de Buritis. Junto ao ex-prefeito e também falecido Eliseu Nadir, protagonizou uma verdadeira hegemonia na política municipal. Os dois se revezaram no comando do executivo de Buritis por muitos anos. Considerado um prefeito desbravador, foi responsável pela instalação da rede elétrica em Buritis, bem como a instalação da Copasa, sinal de telefone e de TV.

A atual sede da prefeitura foi construída em sua gestão. O espaço onde foi construída a Igreja Matriz foi doado pelo município durante seu primeiro ano de gestão. Sua última função pública foi a coordenação da Secretaria de Agricultura.

A gestão municipal publicou uma nota de pesar destacando a importância da figura que foi o ex-prefeito Adair, solidarizando-se com a família enlutada e decretando luto oficial por três dias.