Faleceu em Buritis na quarta-feira (13) o ex-vereador José Maria Mendes, aos 77 anos. Professor Zé Maria, como era conhecido, estava em casa quando passou mal e foi levado às pressas para o hospital, porém não resistiu. Segundo familiares, ele passava por tratamento desde que foi diagnosticado com câncer no esôfago.

José Maria foi um político influente não só em Buritis, mas também em Unaí. Ele presidiu o legislativo Unaiense no ano de 1980. Amante do futebol, foi presidente do Unaí Esporte e responsável pela construção do estádio do clube inaugurado em 1976. No ano passado ele foi homenageado pelo time em um encontro com torcedores.

Na década de 1990, já em Buritis, Professor Zé Maria se tornou uma liderança notável no cenário político. Vereador eleito pelo PMDB, chefiou o legislativo de Buritis nos anos de 1989 e 1990. Em 2008 foi eleito novamente vereador em Buritis pelo PP, para o mandato de 2009 a 2012.

A Prefeitura de Buritis emitiu nota de pesar lamentando a morte de José Maria. A escola Argemiro, onde lecionou matemática por muitos anos, também prestou homenagens ao ex-educador.