Rufino Clovis Folador, 56 anos, testou positivo para covid-19 segundo nota divulgada no final da tarde de sexta-feira (19) pela Prefeitura. De acordo com o documento, o vice-prefeito realizou o teste swab nasofaríngeo, uma espécie de cotonete que é introduzido no nariz.

Rufino, que também é Secretário Municipal de Obras, disse ao Mais Buritis que começou a sentir desconforto na quarta-feira (17) e no primeiro momento procurou o Centro de Atendimento Covid-19, localizado próximo à Unidade Mista de Saúde (Postão).

“Comecei a sentir os sintomas na quarta-feira pela manhã. Dor de cabeça, na nuca, em cima dos olhos e uma pequena tosse. Achei até que estava gripado. Não estava com febre, deu 36.6, sem alteração. Daí procurei o centro do covid e lá eles me colocaram em isolamento, recebi remédios para tomar e foi marcado o teste para segunda-feira, mas daí resolvi adiantar o teste e fui em um laboratório e deu positivo” explicou.

O vice-prefeito ressaltou que está se sentindo bem e que não sente mais dores, porém, ele destaca a importância de se procurar o Centro de Atendimento Covid-19 quando sentir os primeiros sintomas que são bastante parecidos com os da gripe.

“Quero dizer que me sinto bem, não estou mais com dor nenhuma, nem com febre. Estou muito tranquilo graças a Deus, mas penso que foi muito importante nos primeiros sintomas eu ter procurado o centro de covid. Eu acho que a população tem que se precaver. Quando sentir os primeiros sintomas vai lá no centro de covid para tomar as medidas o mais rápido possível para que não se agrave a doença”, concluiu Rufino Folador.

Boletim Covid-19

Segundo o boletim divulgado no final da tarde, Buritis tem 853 casos confirmados desde o início da pandemia em março de 2020. No momento 46 pessoas testaram positivo para doença e estão em acompanhamento. Sete pessoas estão hospitalizadas e agora o boletim traz ainda os casos suspeitos e que estão em restrição domiciliar. São 208 pessoas notificadas com síndromes gripais e suspeitas com covid-19. Treze pessoas morreram em decorrência de complicações do vírus. 794 se recuperaram da doença.