No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, data voltada para debates em torno da conscientização, respeito e preservação do meio ambiente. Em comemoração, a Associação Buritisense Integrada do Meio Ambiente (ABIMA) promoveu um plantio de mudas às margens do Avanço, riacho que deságua no córrego Extrema, afluente do Rio Urucuia. Estiveram presentes membros da associação, policiais ambientais e a vereadora Sibele Freitas.

Parceiro nas principais iniciativas de proteção do meio ambiente em Buritis, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) forneceu as mudas. O instituto, em parceria com a prefeitura, mantém um viveiro que cultiva dezenas de exemplares da flora regional. 

Neste ano, o Dia da Árvore é comemorado em meio a uma onda de queimadas que assola a região Noroeste e todo estado de Minas Gerais. Até a última segunda-feira (20), foram detectados por satélites 4.723 focos no Estado. A região mais crítica no momento em Buritis é a da Barriguda 1. Próximo à divisa com o município de Arinos, os agricultores tentam combater o fogo que avança sobre as propriedades.  No local, um bombeiro militar não suportou o calor e acabou falecendo. Segundo a corporação, Carlos Roberto Silva teve um mal súbito que evoluiu para parada cardiorrespiratória durante o trabalho.

Carlos Roberto Silva trabalhava no combate a um incêndio em Arinos-MG