O evento, que aconteceu na quarta-feira (19), envolveu alunos das escolas municipais Cândido José Lopes, unidade central do projeto e das extensões, escolas Antonino Cândido e Philomena Campos. Estiveram presentes no evento o prefeito de Buritis, Dr. Keny Soares, a secretária de educação Eliene Teixeira, professores e diretores das respectivas escolas, além do Capitão Davi, fundador da ABEMIL (Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar) instituição que coordena o projeto em Buritis. 

A solenidade, na qual os alunos receberam os uniformes, aconteceu no ginásio poliesportivo Leonardo Vaz em frente à escola Argemiro. De acordo com a secretária de educação, cerca de 500 alunos estiveram presentes. O espaço do evento ficou completamente lotado. Pais dos estudantes acompanharam atentamente a cerimônia e até participaram do momento entregando o bibico, o chapéu militar para os seus filhos.

A implementação do modelo escola cívico-militar aconteceu no mês de março, e os alunos retornaram do período de férias já no novo sistema de ensino. A prefeitura de Buritis tem expectativa, de acordo com o próprio prefeito, de que escolas do meio rural também possam ser contempladas.