O perímetro urbano de Buritis e algumas regiões ficaram sem energia por mais de 21 horas. O problema foi identificado pela CEMIG na subestação Buritis 1, que fica no bairro Canaã, próximo ao presídio.

Para restabelecer o fornecimento de energia foi necessário a vinda de uma subestação móvel, que ficará em Buritis até que o problema seja solucionado completamente. O equipamento, que se deslocou de Patos de Minas para Buritis, pesa mais de 70 toneladas e não trafega com velocidade superior a 40 quilômetros por hora. Por isso a demora para chegar até a cidade.

A última vez que Buritis ficou por tanto tempo sem energia foi também por problemas na subestação Buritis 1. Em março de 2018, a cidade ficou desligada da rede de energia por quase 30 horas. Na ocasião, um caminhão subestação precisou se deslocar de Belo Horizonte.

Após o longo período sem energia, o comércio de Buritis calcula agora os prejuízos. É o caso da sorveteria Frutos de Goiás, no centro da cidade. A equipe do Mais Buritis conversou com Júlio César Moreira, proprietário do estabelecimento, que calcula um prejuízo de cerca de R$ 60 mil reais em sorvetes e picolés que ficaram derretidos após o apagão. A sorveteria terá que ficar fechada pelos próximos dias até a chegada de um novo carregamento de produtos.