Um projeto apreciado na 27ª sessão do legislativo de Buritis, na segunda-feira (12), propõe aumentar o número de cadeiras no legislativo do município. A proposta encaminhada pelos vereadores Geldo, Faguinho, Wendel, Waninha e pelo presidente da casa, Branquinho, pode aumentar de 9 para 11 o número de parlamentares que vão compor a 16ª legislatura, que terá início em 2025.

Desta maneira, se o projeto for aprovado em segundo turno e sancionado pelo prefeito até o dia 6 de outubro, os mais de 19 mil eleitores de Buritis irão às urnas no ano que vem para eleger 11 vereadores.

Na primeira votação os vereadores Geldo, Faguinho, Branquinho, Wânia, Wendel e Nilvia Prisco votaram a favor do projeto. Flávio Galvão e Ozanan discordaram da proposta e votaram contra. A vereadora Sibele não pôde votar em virtude de ter assumido a presidência momentaneamente, pois o atual presidente, Branquinho, e a vice-presidente, Waninha, são propositores e não podem presidir a votação.

Os vereadores que aprovaram a medida justificaram seus posicionamentos tanto na Constituição Federal, quanto na importância da representatividade. Alegaram ainda, durante a sessão, que a medida não trará aumento de gastos.

Se aprovada a composição de 11 vereadores não será uma novidade no legislativo buritisense, pois dos anos de 1992 até 2004, 11 vereadores compunham a câmara.