Pessoas ligadas à Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF) invadiram terras que pertenciam a assentamentos e foram vendidas para agricultores no município de Buritis. Os invasores justificam o movimento no fato de as terras pertencerem ao INCRA e, por esse motivo, são exclusivas para projetos da Reforma Agrária.

De acordo com a Polícia Militar, que foi solicitada pelas pessoas pressionadas a deixar as terras, o boletim de ocorrência foi registrado e alguns dos invasores foram conduzidos para a delegacia de polícia. O comandante da PM, Capitão Raniere, disse que o papel da instituição é resguardar a integridade de quem solicita e até mesmo de quem pratica o ato de ocupar as terras. Segundo Raniere, a presença da polícia quando solicitada é importante até mesmo para evitar conflitos, o que poderia resultar em crimes de outra natureza.

O prefeito de Buritis, Dr Keny Soares, disse que é praxe a negociação de terras que pertencem ao INCRA, que por sua vez nunca tomou providências sobre os movimentos. Dr. Keny falou sobre a inviolabilidade das terras e da falta de providências que deveriam ser tomadas pelo INCRA. Segundo o prefeito, o executivo promoveu uma reunião entre representantes do INCRA, FETRAF e Polícia Militar para debater o assunto. O que fica explícito na fala do prefeito Keny é que o governo do município não admitirá qualquer espécie de invasão.