Representantes da Emater-MG, Defesa Civil, empresas do segmento agrícola, agricultores, lideranças políticas e a comunidade buritisense participaram de um encontro no auditório da Prefeitura para tratar sobre os efeitos da estiagem na região, que tem causado prejuízos à agricultura e pecuária. Na ocasião, foi apresentado um panorama do impacto que a longa estiagem tem causado no município.

O prefeito de Buritis, Dr. Keny Soares, diante dos números apresentados e pela dificuldade que o município está enfrentando, disse que publicará um decreto declarando estado de calamidade pública, com a expectativa de que o Estado e até mesmo o Governo Federal possam apresentar um pacote de medidas para ajudar a atenuar os impactos da falta de chuvas.

Dr. Keny e o vice-prefeito Rufino Folador participaram, na terça-feira (19), acompanhados pela vereadora Nilvia Prisco, servidores da Secretaria de Agricultura e produtores rurais, de uma reunião na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em que o tema também foi amplamente discutido. Na ocasião, os representantes do município apresentaram as demandas e solicitaram ajuda principalmente do Governo Federal.

As ocorrências de precipitações chuvosas em Buritis em dezembro 2023 estão muito abaixo do que no mesmo período dos anos anteriores. Até a publicação desta matéria no mês foram registrados 76 milímetros de chuva, números muito inferiores ao mesmo período do ano passado, quando no acumulado do mês choveu 261 mm. Se comparado a 2021 a diferença é muito acentuada.  

Dezembro de 2021 foi um dos anos mais chuvosos da história de Buritis com impressionantes 477 milímetros. No ano, depois de décadas, o nível do rio Urucuia subiu a ponto de sair do seu curso natural.