A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou procedimento para apuração de suposta prática de crimes de estelionato que teriam sido praticados em Buritis, Arinos e outros municípios da região noroeste do Estado.

Na manhã desta quinta-feira (18/1), a PCMG recebeu informação sobre a possível ocorrência de estelionato praticado utilizando a oferta e venda de bolsas de estudos. Trata-se de um golpe no qual a pessoa adquire o curso, mas nunca tem acesso ao conteúdo, nem recebe o material, modalidade criminosa que tem sido comum em outras regiões do Estado e do país. Após averiguações, a PCMG identificou que os suspeitos haviam passado pela cidade de Buritis, porém não foram alcançados antes de deixarem a cidade.

A equipe da Delegacia de Polícia Civil em Buritis obteve a informação de que os indivíduos estariam em deslocamento para a cidade vizinha de Arinos, onde realizariam palestras de oferta de bolsas de estudos. Foi feito contato com a equipe da Delegacia de Polícia Civil em Arinos informando acerca dos fatos, tendo as duas equipes, em conjunto, coordenadas pelos respectivos delegados de polícia, comparecido ao local e encaminhado todos os envolvidos à Delegacia de Polícia para realização de registro e análise dos fatos. Foram colhidas as declarações dos envolvidos, inclusive de uma vítima cujo fato ocorreu ano passado, tendo em vista que não é a primeira vez que os suspeitos visitam a região.

Com vistas a um melhor esclarecimento dos fatos, comprovação acerca da prática de crime e identificação de outras eventuais vítimas, foi instaurado um procedimento pela PCMG para apuração, sendo os suspeitos liberados. As investigações prosseguem com vistas à completa elucidação dos fatos. A PCMG orienta às pessoas que eventualmente tenham sido vítimas que procurem a Delegacia de Polícia local para registro da ocorrência e representação.