A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na quinta-feira (16) um boletim informando que 27 detentos do Presídio de Buritis estavam infectados por coronavírus (Covid-19).

Segundo a pasta foram feitos 38 exames dos quais 27 testaram positivo. Outros 47 detentos passaram por exame RT-PCR, o resultado deve sair na próxima semana.

De acordo com a administração do presídio, no último final de semana um detento apresentou sintomas e foi levado para Unidade Mista de Saúde (Postão). Após ser submetido ao teste rápido foi constatado que o indivíduo estava infectado pela doença. O resultado motivou o teste nos demais presos bem como em servidores da unidade.

O Diretor Regional de Administração Prisional da 16 RISP (Região Integrada de Segurança Pública), Paulo Henrique Pereira, afirmou que várias medidas estão sendo tomadas para conter a disseminação do vírus dentro da unidade prisional. Os presos que testaram positivo estão separados dos demais.

Visitas presenciais estão suspensas desde março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia. Familiares e detentos se comunicam por meio virtual. Outra medida para evitar a disseminação da Covid-19 foi a suspensão da entrega de sacolas e kits no Presídio, no entanto, esses materiais podem ser encaminhados via Correios.