Na preservação do meio ambiente a reciclagem é uma ferramenta um tanto importante. Órgãos de proteção ambiental afirmam que a cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta. Para esclarecer a importância da reciclagem no meio ambiente o Mais Buritis acompanhou um pouco do trabalho da Associação Vale do Urucuia.

A associação está em funcionamento desde 2015. Todos os meses são recolhidos nos comércios e nas residência de Buritis aproximadamente 17 toneladas de plástico, papel e papelão. Nove catadores são responsáveis por coletar o material que é selecionado em um espaço improvisado próximo à rodoviária.

O Presidente da associação, Vanderley Tiago trabalha há mais de 15 anos na reciclagem e relatou que um dos problemas encontrados pelos recicladores no dia a dia é a falta de espaço no depósito improvisado. Mas apesar desse percalço, demonstra satisfação com o apoio da comunidade e o reconhecimento do trabalho dos recicladores.

Além de gerar emprego e evitar a poluição do meio ambiente, a associação deu um passo importante que fortalecerá o setor. A entidade foi declarada de utilidade pública pela Câmara de Vereadores de Buritis e com isso está em plenas condições de receber recursos públicos para desenvolver suas atividades.

A última e mais importante conquista foi a reforma do espaço cedido pela Prefeitura. O galpão, que fica próximo a garagem municipal, já foi incendiado duas vezes. Nas duas ocasiões, as chamas consumiram todo o material que estava pronto para ser comercializado.

Relembre;
Incêndio destrói galpão de reciclagem em Buritis
Incêndio em depósito da reciclagem