Vereadores de Buritis apresentaram proposta para aumentar o número de vagas para vereadores de 9 para 11. O projeto de emenda à Lei Orgânica foi assinado pelos vereadores Geldo da Mariquita, Faguinho da Padaria, Wendel Durães e Professor Branquinho. De acordo com a Constituição, municípios com população entre 15 e 30 mil habitantes podem ter até 11 vereadores.
O projeto tem gerado discussões. Moradores questionam que o aumento no número de vereadores vai gerar um custo maior para a cidade e que atualmente não haveria esta necessidade.
O presidente da Câmara, Professor Branquinho, defende o projeto argumentando que ele é constitucional e previsto em lei. O vereador afirma que o aumento da representatividade é importante, principalmente para que comunidades rurais que ainda não têm um vereador, possam ter o seu representante. Ele afirma que isso ocorreu no distrito de São Pedro, que ele representa, onde conduziu mudanças positivas na região.
Branquinho também rebate a ideia de que o aumento de vereadores geraria mais gastos, argumentando que o orçamento da Câmara é suficiente para manter a estrutura e os recursos necessários, e que o dinheiro repassado é utilizado para pagar os servidores, vereadores e despesas do Poder Legislativo.
A proposta de emenda à Lei Orgânica 001/2023 está tramitando nas comissões e será pautado para discussão e votação nas próximas reuniões. Caso seja aprovado, a cidade passará a contar com 11 vereadores a partir de 2025.