O prefeito de Buritis, Dr. Keny Soares, publicou decreto que declara “Situação de Emergência” em Buritis. A medida, de acordo com o documento, é justificada em virtude dos impactos que a longa estiagem causou no município.
O texto afirma que a estiagem em Buritis se estendeu por mais de 4 meses, causando prejuízos para a agricultura e pecuária do município, setores importantes na economia local. O ofício coloca Buritis na lista de 169 municípios que também decretaram emergência por causa da seca ou estiagem. A maioria deles no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
Para tomar a decisão o município ainda considera, além do baixo índice de chuvas, as altas temperaturas, que atingiram níveis recordes nos últimos meses de 2023, o que favoreceu o aumento significativo da evapotranspiração, que na prática é perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas.
O decreto esclarece que os agricultores afetados serão auxiliados por programas do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Existe também a possibilidade de renegociação de dívidas contraídas pelos agricultores e pecuaristas que não conseguiram saldar suas dívidas em decorrência dos prejuízos.