Buritis dá mal exemplo de responsabilidade ambiental e cidadania. O motivo é que as vias de acesso rural da nossa cidade estão virando depósito de lixo, recebendo garrafas pet, sacolas plásticas, entulho, material de mecânica e lanternagem e até animais em decomposição.

Além de causar uma péssima impressão nas pessoas que visitam a cidade, a preocupação maior é que o período chuvoso está chegando e esse material todo pode ir parar no leito dos rios. O erro não pode ser atribuido apenas ao poder público, que inclusive realizou uma limpeza há pouco tempo. Os principais responsáveis continuam sendo cidadãos que fazem da sua própria cidade um depósito de  lixo.

4 comments
  1. Concordo que é um absurdo a questão do lixo/entulho depositado nas vias rurais do município, mas seria fundamental que houvesse um Buritis uma empresa com caçambas para recolher entulho, tal como existe em outras cidades. A falta disso faz com que se procure a Prefeitura, que nem sempre pode estar disponível para isto, já que não faz parte das obrigações da Prefeitura (até onde sei) recolher entulho. Há alguns anos atrás um empresário local tentou colocar o serviço de caçambas de entulho na cidade, mas perdeu espaço porque havia o recolhimento público, o que inviabilizou seu negócio. Falta o que falei acima e faltam palestras educativas e informativos sobre o assunto.. mas falta também sobre como andar de carro nas ruas, falta pedestre andar na calçada, bicicleta no seu lugar, … falta tanto para Buritis, que fica difícil escolher a prioridade. O que sobra é político tentando se eleger sem saber exatamente o que fazer pela cidade. Para isso não falta candidato!

  2. Você tem toda razão Jober! Além disso, outra situação crítica são os bueiros instalados para escoamento das águas da chuva, que se tornaram também depósitos de lixo, pois não colocaram nenhuma grade ou tela de proteção. Imagina a quantidade de lixo que o Rio Urucuia vai receber!!!!!

  3. Realmente é uma pena que tanto lixo e entulho seja jogado sem nenhum critério. É um dever da população cuidar melhor do seu lixo, pois o lixo que produzimos é de nossa responsabilidade dar-lhe um destino correto, não importa se moramos na Zona Rural ou Urbana e aqui na cidade há coleta diària, inclusive toda quarta-feira há coleta seletiva do lixo e é responsabilidade de cada um de nós colaborar com a limpeza de nossa cidade e ajudar a proteger o meio ambiente.

  4. O lixo é uma responsábilidade de todos nós, o que observo diariamente é que eles são retirados e em pouco tempo os moradores jogam outro. Torna uma atividade infinita , cada cidadão pode contribuir com a limpeza da nossa cidade. Outro fato importante é queimar o lixo isso é uma agressão ao meio ambiente.

Comments are closed.