Neste dia 7 de dezembro acontece em Buritis o movimento Buritis Sem Sacolas Plásticas. Esse movimento tem como finalidade conscientizar as pessoas quanto à lei municipal que entra em vigor  a partir de janeiro de 2012. Essa lei proíbe o uso de qualquer tipo de sacola plástica no comércio da cidade.

Diante disso, os alunos do colégio Nossa Senhora da Pena, precursores do projeto, estarão distribuindo  gratuitamente eco-sacolas nos estabelecimentos comerciais da cidade. Esse programa tem o apoio de comerciantes como João Flávio Apolinário, de educadores como Ilma Melo e também do vereador Ismael Ferreira, esteio da idéia na esfera legislativa.

10 comments
  1. Há alguns anos as sacolas plásticas vem sendo atacadas por ambientalistas, instituições que pregam a diminuição do consumo ou mesmo a erradicação delas. De fato, as sacolas plásticas convencionais podem levar até 4 séculos para se decompor, utilizam como matéria-prima o petróleo, uma fonte não-renovável. Assim sendo, muitas empresas adotam a substituição das sacolas plásticas pelas sacolas de papel. Fazem isso imaginando ser esta, uma atitude sustentável.

    Porém a produção de papel emite na atmosfera 70% mais poluentes do que a produção de plástico, além de poluir a água 50 vezes mais. A própria reciclagem de papel consome 98% mais energia comparada a reciclagem do plástico. Conclui-se assim, que a troca talvez não seja a solução mais adequada, mas sim o descarte correto, não apenas das sacolas, mas das embalagens plásticas como um todo. [Fonte: http://www.gruposbde.com.br/por/noticia/sacolas_d

    Não acompanhei o desenvolvimento do projeto que deu origem a lei municipal, mas acredito o que seria viável era exigir sacolas plásticas recicladas (algo fácil do comércio encontrar no mercado e tem custos acessíveis). Agora imagine, em lojas que comercializam produtos pequenos, utilizando apenas sacolas de papel ou loja de calçados onde o volume é grande de produtos para vários clientes. O preço das ecobags ainda é muito caro, o comércio não irá doar para seus consumidores e poucos comprariam tal sacola.

    1. Ah! O comentário acima foi sobre a aplicação da Lei, que não sou favorável.
      Quem acertou foi o pessoal do colégio Nossa Senhora da Pena e equipe, que está incentivando o uso de alternativas as sacolas plásticas comuns. 😉

    2. Quero parabeniza os alunos do consep, que fizeram um belíssimo trabalho distribuindo as eco beag .

      Foi uma simples ação mas tomara que faça uma grande diferença.

      FOI CANSATIVO MAIS VALEU A PENA!

  2. PARABÉNS AOS ALUNOS DO CONSEP PELO BELÍSSIMO TRABALHO .EM PARCERIA COM O COMÉRCIO LOCAL, ENTREGARAM MAIS DE 1500 SACOLAS ECO BEAG.

  3. Parabéns Consep pelo projeto.Agora é fazer valer e dar uma nova fisionomia para a nossa querida Buritis.
    Valeu todo esforço!!!!!!!!!!!!!!!!
    Abraços
    Profª Eliane Palma

  4. Gostei muito de ajudar a minha escola nesse projeto.
    FOI UM TRABALHO DURO
    MAS VALEU A PENA
    Agora e espera que todo esse trabalho faça a diferença

  5. Parabéns a todos os envolvidos… especialmente a Ilma, que tem levando á frente este projeto, junto com os alunos… é a Campanha da Fraternidade dando frutos!

Comments are closed.