Em conscientização e prevenção do câncer de próstata a Prefeitura Municipal de Buritis através da Secretaria de Saúde realizará no dia 26 de junho o 2° Mutirão de Coleta de Sangue para o exame PSA. O exame é simples, rápido e será realizado em homens com idade a partir de 45 anos. “Essa ação é a primeira etapa de prevenção da doença e combate ao preconceito”, afirmou a secretária de saúde Iolanda Freitas.

O mutirão começa ás 7h, os pacientes de Buritis serão atendidos nos Postos de Saúde da Família – PSF e na CASEMG serão atendidos os pacientes da Vila Serrana, Barriguda I e II, Banco da Terra, Vila São Vicente e Vila Maravilha. Na zona rural os pontos de coletas estarão nas regiões de Serra Bonita, COOPAGO, Distrito de São Pedro (coletando também dos pacientes de Riacho Morto), Vila Rosa (atendendo também Taquaril, Vila Cordeiro e Palmeira). A Secretaria de Saúde disponibilizará transporte dos pacientes da zona rural até os pontos de atendimento a partir das 6h da manhã.

O convênio estima atender cerca de 3 mil homens do município e região. Para fazer o exame é necessário estar em jejum de 8 horas, e não andar a cavalo, de moto, bicicleta ou ter relação sexual três dias antecedentes ao mutirão.

Na ação realizada em 2014 foram atendidos mais de 1800 homens, dentre eles 120 apresentaram alterações em seu exame. Nem todas as alterações foram referentes a câncer, por isso a importância dessa prevenção. Apenas 12 casos necessitaram fazer biopsia e a Secretaria de Saúde informou que todos realizam tratamentos médicos adequados para os seus casos.