O que vem a sua cabeça quando falamos em colesterol? Se você pensou em gordura, gordura e mais gordura, reserve cinco minutinhos para entender de vez o que é o colesterol e o como ele funciona em seu organismo.

De fato o colesterol é uma gordura, mas ele é produzido naturalmente por nosso corpo e tem o importante papel de manter cada célula funcionando adequadamente. Para ficar ainda mais claro, de todo colesterol presente em nosso corpo 70% é natural e os outros 30% são provenientes da nossa alimentação.

Lembra daquela frase clichê “somos o que comemos”? Ela se encaixa perfeitamente aqui. Por isso a necessidade de uma alimentação balanceada, ingerindo gorduras boas e diminuindo nas gorduras saturadas. O verdadeiro vilão são as gorduras em excesso que ingerimos.

Um bom exemplo é a gordura saturada presente nas carnes gordurosas, leite integral e seus derivados que são responsáveis pela elevação do colesterol, assim como a tão comentada gordura trans, que aumenta os níveis de LDL, o colesterol ruim, e está presente nas gorduras hidrogenadas, muito utilizadas na fabricação de sorvetes, chocolates, pães, molhos para saladas, entre outros.

O acumulo desse colesterol no sangue pode aumentar risco de doenças no coração, a dica é optar por uma dieta mais leve. Coma mais frutas com cascas, vegetais crus, folhas, cereais integrais, farinha de berinjela e leguminosas que diminuem a absorção de colesterol no intestino. O segundo passo é inserir no dia a dia as fontes de gorduras boas como o azeite de oliva, atum, sardinha, chia, linhaça e castanhas que são ricas em ômegas.

A alimentação equilibrada ajuda inclusive a reduzir o estresse diário. Controle de vez o colesterol investindo em atividades físicas e diminuindo nas carnes gordas, frituras, carnes secas, leite integral, leite condensado, queijos amarelos, nata, manteiga, chantilly, requeijão, crustáceos (camarão e lagosta) e chocolate. Só não se esqueça de fazer esse mudança alimentar com o acompanhamento de um nutricionista.