Vereadores eleitos em Buritis participaram na segunda-feira (16), da primeira reunião ordinária da 14ª legislatura. A reunião foi conduzida pelo presidente Geldo da Mariquita (PSL) e contou a presença do prefeito Dr. Keny Soares (PDT) e seu vice, Rufino Folador (PRB).

Foi anunciado pelo presidente da Câmara que a primeira reunião do ano não seria deliberativa, ou seja, não haveria votação de projetos, direcionada assim apenas para as primeiras considerações dos vereadores.

Como 1ª Secretária, a vereadora Waninha apresentou os ofícios encaminhados à casa. Entre eles estava o ofício de número 09/2017 de autoria do prefeito Dr. Keny, informando a indicação da vereadora Martina Morato Mariano como a líder de governo para o exercício de 2017.

O prefeito Dr. Keny Soares, afirmou que trabalhará junto ao legislativo “de forma harmônica e constante durante o período em que estiver a frente do município, desejando a todos sorte nos próximos anos de mandato, agradecendo a solicitações realizadas pelos vereadores que serão atendidas a tempo e a hora”.

Seguindo o protocolo foi aberto espaço para o prazo regimental de 10 minutos para os vereadores, onde o representante legislativo municipal Didé (PMB) apresentou o requerimento 01/2017 solicitando ao executivo a prestação de conta referente a gestão de 2013/2016, especificando nomes e valores relativos aos débitos juntos a fornecedores, folha de pagamento, financiamento do BDMG e débitos previdenciários junto ao INSS e ao IPREB. O vereador justificou o pedido alegando transparência governamental.

Da mesma forma foi apresentado pelo vereador Professor Branquinho (PSDB) o projeto de lei 002/2017 que reajusta o vencimento dos servidores públicos da Câmara Municipal de Buritis e os subsídios dos vereadores na forma do inciso 10º do Artigo 37 da Constituição. Professor Branquinho apresentou ainda uma série de propostas destinadas ao distrito de São Pedro do Passa Três, Vila Maravilha, Vila Palmeira e Buritis. Devido ao grande número de projetos indicados, o vereador afirmou que “esses são planos para os quatro anos de governo, onde estaremos defendendo os projetos com afinco”.

O vereador Toizinho da Vila Serrana (PRB) apresentou o projeto 019/2017 que sugere com caráter de urgência a ampliação do abastecimento de água da Vila Serrana e a reforma, cobertura e implantação de alambrados da quadra poliesportivas da vila.

Relembrando que a sessão do dia era não deliberativa, o vereador Carlos Fernando (PDT) saudou os vereadores com boas-vindas e explanou: “Espero que juntos possamos somar para o bem e desenvolvimento de Buritis, sabemos que ao longo dos anos teremos e há de ter nossas divergências políticas, mas que essas divergências fiquem tão somente neste plenário. É necessário que haja a divergência de ideias para que se possa melhorar o bem estar da população”.

Seguindo a ordem, a vereadora Waninha (PT do B) apresentou o projeto de lei 01/2017 da sua autoria em conjunto com as vereadoras Camila, Martina e Nílvia, que institui o prêmio “Mulher Destaque de Buritis”, em homenagem ao dia internacional da mulher. Apresentou ainda a indicação 018/2017 que sugere ao Governo Municipal através da Secretaria de Obras, a realização da operação “tapa buracos” no bairro Veredas.

A vereadora Camila Almeida (PT), agradeceu os votos alcançados e alertou as associações Margarida Alves, do PA Mãe das Conquistas, Quilombo dos Palmares e associação do PA Independência, que está solicitando três poços artesianos para essas localidades. A vereadora recebeu aplausos após ler a poesia “Hoje a História é Sua” de autoria própria, que fala sobre sua história familiar e política.

A vereadora Nílvia Prisco (PRTB) agradeceu a população de Buritis pela oportunidade de estar à frente da casa de leis mais uma vez. “Passei por aqui há 16 anos e muitas coisas mudaram. No cenário político temos adversários, mas quando essa fase passa temos o campo de oposição e situação. Como oposição estou aqui para trabalhar com muita dignidade, para que nós possamos fazer um Buritis melhor, respeitando cada pessoa”.

Por fim, Martina da Serraria (DEM) agradeceu aos familiares, amigos e a população de Buritis que confiaram a ela o cargo de vereadora, falou também diretamente com os presentes no plenário. “Agradeço a presença de todos hoje na Câmara, e gostaria de contar com a colaboração de todos os servidores dessa casa, dos colegas vereadores e ao prefeito Dr. Keny, juntamente com Rufino, pois tenho certeza que trabalharemos muito em prol do nosso município”.

Durante a sessão a presença do ex-vereador Luan Cordeiro no plenário ficou registrada pelos vereadores Waninha e Carlos Fernando. “O ex-vereador, Luan, deixou para nós, que vamos legislar em repetição, o legado de honestidade, hombridade, de companheirismo, de elegância e respeito por todos os pares” ressaltou Carlos Fernando.

O presidente da casa, Geldo da Mariquita finalizou a reunião, agradecendo a presença dos cidadãos no plenário e reforçou sobre a importância da população participar das reuniões, cobrando e acompanhando todos os andamentos da casa.

Fotos: Rayssa Campos