A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE de Buritis, realizou uma caminhada em prol ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Buritis, na manhã de segunda-feira (3). A data é celebrada no dia 2 de abril e este ano caiu em um domingo, o que não impediu a instituição de realizar um movimento com apoio de familiares e escolas da cidade.

A caminhada saiu da Praça da Juventude e passou pelas avenidas do centro com o intuito de chamar atenção da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que atinge uma em cada 58 crianças, conforme estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Fomos as ruas para conscientizar toda a população sobre o transtorno. Não podemos restringir apenas à escola ou ao ambiente do lar, é necessário que cada um de nós conheçamos o autismo e façamos uma interação maior” comentou a diretora da APAE, Elizabeth Rodrigues.

As escolas Anália, Cândido, Nilson e o colégio Ametista acompanharam a caminhada com seus professores e alunos levando balões azuis, cor símbolo do autismo. “A escola se engrandece convivendo com um aluno TEA. Assim como qualquer outra criança eles precisam de atenção, cuidado e um ensino direcionado para sua idade” informou Adriana Cássia, diretora do Ametista, colégio que recebe alunos com autismo, transtorno de déficit de atenção (TDH) entre outros diagnósticos.

O movimento foi encerrado na lanchonete Phoenix, onde foi servido um café da manhã a todos os envolvidos.

Fotos: Rayssa Campos