O plenário da Câmara Municipal de Buritis recebeu na quinta-feira (27) o Criança Cidadã. O projeto de autoria do vereador Geldo da Mariquita, presidente da casa, tem apoio da Secretaria Municipal de Educação de Buritis para atender os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

Unindo arte e educação, o projeto consiste em apresentar aos alunos o que são os três poderes do Estado e como eles funcionam através de uma apresentação teatral. Representando prefeitos, vereadores, juízes e promotores, as crianças compreendem o papel que cada um executa, conhecendo as engrenagens do poder público. “Além de conscientizar a população, começando pelas crianças, compreendendo que elas devem estar mais próximas do poderes para que possam cobrar, esse projeto também busca formar novos políticos com uma visão mais íntegra sobre esse cenário” explicou Geldo.

Há dois meses em andamento, o projeto foi inicialmente aplicado na Escola Municipal Philomena Campos Lopes e nas Escolas Estaduais Anália Carneiro dos Santos e Nilson Alves de Souza alcançando cerca de 400 alunos. Contribuíram com a proposta os alunos do Normal Médio da Escola Estadual José Gomes Pimentel, na organização e transporte dos alunos. O projeto é realizado com a ajuda dos funcionários da Câmara e almeja alcançar todas as escolas do município, públicas e particulares.

Simulando uma sessão ordinária da câmara os alunos das escolas votaram projetos de lei, seguiram os protocolos da reunião e representaram os ex-prefeitos e os atuais Secretários Municipais de Buritis. Os alunos da escola Anália foram os ex-prefeitos, da escola Nilson representaram os poderes executivos e judiciários, além de todos os secretários e os alunos da Philomena foram os vereadores.

“Percebemos que as horas gastas em sala de aula ensinado sobre os poderes legislativo, executivo e judiciário, foram facilmente assimilados e de forma produtiva em alguns minutos através desta representação. Além dos alunos conhecerem mais sobre a história política do município”, contou a diretora da escola Philomena, Elizete Taborda. De acordo com a funcionária pública Bete Queiroz, a encenação ajuda a criança a desenvolver a expressão corporal, verbal e na leitura.

Estiveram presentes no plenário as autoridades municipais, o prefeito Keny Soares, o vice-prefeito Rufino Folador, a delegada de polícia Vanessa Araújo, o Sargento Wagner da Polícia Militar Ambienta, o presidente da Câmara Geldo da Mariquita, as vereadoras Camila Almeida e Nílvia Prisco. Também fizeram parte da apresentação os secretários do município de Buritis.

Fotos: Rayssa Campos