Um incêndio destruiu o galpão da Associação Buritis Cata e Recicla na manhã de terça-feira (23). Segundo funcionários o fogo começou por volta de 11h30, minutos após a última colaboradora deixar o local.

O fogo atingiu toda a estrutura interna e queimou parte dos materiais que estavam do lado de fora do galpão. As chamas se alastraram rapidamente, atingiram os fios de energia elétrica e provocaram a explosão de um botijão de gás.

Renato Lopes, 47 anos, mora próximo à associação e foi o primeiro a notar o incêndio. “Minha primeira reação foi avisar sobre o fogo. Quando cheguei aqui tinha um pequeno incêndio ao lado de fora e muito fogo dentro do galpão. Tentei apagar, mas vi que precisaria de ajuda” contou o vizinho.

A associação conta com 15 colaboradores e essa é a terceira vez que sofrem prejuízos causados por um incêndio. “Dessa vez nós perdemos tudo. Fechamos todo o lote de material ontem e encaminharíamos para venda ainda essa semana. Todo nosso trabalho virou cinzas” lamentou a presidente do Cata e Recicla, Neide Rodrigues, 37 anos.

Alexandre Pereira, vice-presidente da associação, estava em casa quando soube do incêndio. “Há alguns dias temos encontrado alguns focos de fogo entre os sacos de garrafas do lado de fora do galpão, mas não imaginávamos que poderia acontecer algo assim. Agora começaremos do zero novamente”.

O galpão fica ao lado da Garagem Municipal. Um caminhão pipa da Prefeitura foi solicitado para ajudar a cessar o fogo, mas não foi suficiente. A Polícia Militar fez a segurança local e acionou uma equipe de peritos. As causas do incêndio serão investigadas.

Fotos: Rayssa Campos