O município de Buritis completou na quinta-feira, 1º de março, 55 anos de emancipação político-administrativa. O Governo Municipal organizou uma programação social e esportiva. A programação contou com missa de ação de graças, cavalgada, inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, corrida de Montain Bike (MTB), final da Copa 55 Anos de futebol e final do Campeonato de Peteca.

As atividades começaram com a missa na Igrejinha Nossa Senhora da Pena às 7h. Na sequência uma cavalgada saiu às 8h da Fazenda Bom Sucesso, na região do Confins, onde foi servido café da manhã para os participantes. A chegada aconteceu no Parque de Exposições com almoço, leilões e moda de viola.

A cavalgada foi organizada pelo Clube do Cavalo com o intuito de arrecadar fundos para o Hospital de Amor de Barretos em São Paulo, onde pacientes de Buritis e região fazem tratamento e prevenção de câncer. Os fundos foram angariados com a venda de camisetas, almoço e leilão.

Às 10h foi oficialmente inaugurado o prédio da Secretaria de Saúde e “Farmácia para Todos” na rua São Domingos, ao lado da Unidade Mista de Saúde (Postão). Estiveram presente deputados estaduais e federais, vereadores, outras autoridades e munícipes. O deputado estadual Sávio Souza Cruz anunciou uma UTI móvel para Buritis, o deputado estadual Rogério Correia destinou ao município uma ambulância e o deputado federal Renato Andrade atendeu a cidade com uma van no valor de R$ 190 mil.

O prefeito em exercício Rufino Folador justificou a transferência da secretaria como forma de unificar a saúde e cortar custos. “Toda saúde do município ficará centralizada em um único local, tornando prático e fácil o atendimento urbano e rural. Temos o ponto positivo da nova locação não gerar custos, já que é um imóvel do município” esclareceu.

Entre os eventos esportivos foi realizada um corrida de ciclismo na categoria Montain Bike (MTB). A disputa ocorreu pela manhã com a participação de 34 ciclistas. O percurso, conhecido como Mãe Lurdes, foi de 35 km entre asfalto e terra com saída e chegada na Rodoviária.

Confira a classificação dos três primeiros colocados nas categorias sub 15, sub 17, master, open, feminino e elite.

SUB15 Bruno Mariano Gustavo Lucas
SUB17 Diego Mariano Cléber Ezequiel
MASTER Valdir Gomes Mario Renato Júnior
OPEN Vinícius Matheus Júlio
FEMININO Verônica Coelho Fabrícia Pimentel Naldir
ELITE Rafael Black Joaquim Sousa Gauchinho

 

No futebol, a programação de aniversário da cidade contou com as finais da Copa Buritis 55 Anos. Confira a matéria completa sobre os jogos: Bandeirantes campeão da Copa Buritis 55 Anos

A final da peteca encerrou as festividades de aniversário da cidade às 19h na praça da CASEMG. O campeonato aconteceu entre os dias 13 de janeiro e 1º de março. As duplas Maxtone e Daniel x Fábio e Tiago foram para final e quem levou a melhor foi a dupla Fábio e Tiago.

Afastado por motivos de saúde, o prefeito Dr. Keny Soares não compareceu na programação de aniversário da cidade.

Fotos: Rayssa Campos