Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfretamento das Violências” o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligado à Secretaria de Assistência Social de Buritis realizou na quarta-feira (28) a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no plenário da Câmara de Vereadores.

O objetivo do evento foi mobilizar a sociedade para a construção de projetos voltados à proteção de crianças e adolescentes com as políticas públicas fortalecidas e as ações de enfrentamento às violências.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Flávia Maia, foram mobilizadas escolas e instituições sociais para discutirem e construírem novas políticas públicas. “As propostas discutidas e selecionadas hoje serão levadas para a Conferência Regional e podem ser escolhidas para nos representar na atividade nacional. Por isso a importância de debatermos as políticas municipais, estaduais e nacionais, voltadas para criança e adolescente, e analisar se elas correspondem com a necessidade e realidade da nossa cidade”, explicou.

Do encontro serão selecionadas propostas dentro de 5 eixos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Para representar o município foram eleitos 6 delegados e suplentes. Entre eles estão 2 adolescentes, 1 representante de sociedade civil do conselho, 1 do poder público, 1 conselheiro tutelar e 1 de movimentos sociais. Além disso foram aprovadas 20 propostas, sendo 10 na esfera estadual e 10 nacional.

Fotos: SEMAS