Um dos ônibus que faz o transporte dos estudantes universitários de Buritis para Formosa-GO perdeu os freios na noite de quarta-feira (17). De acordo com o motorista Sebastião, 50 anos, já nas primeiras curvas da Serra Olhos D’água ele percebeu o problema mecânico.

“Quando eu fui colocar a segunda (marcha), endureceu toda a embreagem. Então joguei para direita, porque eu sabia que se descesse a gente iria tombar lá embaixo” relatou.

O veículo transportava 50 alunos. Em um relato nas redes sociais, a estudante Luana Souza contou ter percebido barulhos estranhos no ônibus ainda na Vila Serrana.

“Assim que começamos a descer a serra, ouvi alguns barulhos que lembraram o cabo do freio. Com medo abracei a poltrona da frente e acordei minha colega ao lado. Foi quando sentimos um baque, como de uma batida” lembrou a jovem.

A estudante de direito, Raphaela Silva Barbosa, 21 anos, ocupava os primeiros acentos do ônibus e segundo ela, a manobra do motorista que tirou o ônibus da pista salvou as vidas dos passageiros.

“Eu achei ele bem profissional, porque se ele confia em descer a serra poderia ter acontecido uma coisa bem pior. Ali foi só um susto, todo mundo assustou. Estava todo mundo dormindo. Eu senti muito medo”.

“Fiquei bastante nervosa quando o motorista disse que os freios não estavam respondendo, mas procurei me acalmar, até porque se eu demonstrasse que estava nervosa poderia assustar o motorista, deixar ele aflito. Eu fiquei no meu cantinho lá e esperei ele agir. E agiu de forma profissional” destacou a estudante.

Apesar do susto, ninguém se feriu com a manobra. O ônibus permaneceu na área de escape até a manhã de quinta-feira quando recebeu reparos da equipe mecânica da Secretaria de Transportes de Buritis. A pasta informou que no mesmo dia o veículo voltou a circular.

O prefeito em exercício Rufino Folador está em um compromisso fora da cidade e informou que na segunda-feira (22) será realizada uma reunião com os estudantes.