Na manhã de segunda-feira (7) foi realizada uma reunião no plenário da câmara para tratar da entrega de títulos de terras pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a 13 assentamentos. Cerca de 398 família deverão ser beneficiadas nesse processo.

A chefe do desenvolvimento da superintendência regional do INCRA, Sandra Cristina Dias Santos Knupfer, explicou que nesse primeiro momento os beneficiários passarão por uma vistoria a fim de entender a produção local e renda familiar, além da atualização cadastral. Para escrituração do título o assentado precisa quitar sua parcela, que pela nova lei tem desconto de 90%.

Edmundo Pires Estrela, chefe da agricultura familiar no município e assentado, vê como um grande passo a titularização a esses assentados. Segundo ele o documento deveria ter sido entregue há 10 anos e neste ano completam 20 anos de espera.

Segundo o Incra, o título assegura a propriedade definitiva da terra ao produtor rural, que além de ter o direito garantido das terras que pertenciam à União, as famílias poderão buscar linhas de crédito para começarem a investir nas suas propriedades.

O INCRA fez uma parceira com a Prefeitura Municipal, onde serão prestadas assistências técnicas nos assentamentos aplicando políticas públicas. Na reunião também entregue o crédito Fomento Mulher.