A programação da Semana Santa em Buritis começou no domingo, dia 5 de abril. Não foi suspensa nenhuma celebração, mas todas tiveram restrições em relação a presença de fiéis. De acordo com a tradição religiosa, o Domingo de Ramos marca a entrada de Cristo em Jerusalém, dias antes de ser condenado à crucificação.

A primeira celebração do dia em Buritis aconteceu na Igrejinha, com a presença mínima de fiéis. Ainda pela manhã, a missa na Matriz reuniu católicos que foram orientados a se posicionarem o mais afastados possível uns dos outros.

Na Matriz a celebração começou do lado de fora. Após a benção dos ramos e a leitura do evangelho, a missa prosseguiu no interior da igreja. No momento da comunhão não foi feita a fila única como de costume. O padre andou pelo corredor entregando a hóstia para os participantes em seus lugares.

Na transmissão em rede social, o padre Genilson convidou aqueles que assistiam em casa para se dirigirem à igreja para comungar, sem sair dos carros.

Outro momento que marcou o Domingo de Ramos em Buritis foi a exposição pública do Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade. Pela manhã o ostensório foi conduzido pelo padre João César, da paróquia de Santa Luzia, e levado para abençoar o abrigo João da Silva Santarém.