O comando do Corpo de Bombeiros (CBM-MG) e da Defesa Civil se reuniram com o vice-prefeito Rufino Folador no gabinete do executivo municipal na tarde de sexta-feira (24) para apresentar informações atualizadas sobre as queimadas em Buritis e Arinos.

O fogo, que segundo o comandante Major Duarte está praticamente controlado, vinha causando vários prejuízos ambientais e econômicos na Barriguda 1, região próxima à divisa com o município de Arinos. Equipes dos bombeiros com apoio de moradores atuaram por vários dias no local para conter as chamas.

Comandante do 12° batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Duarte alertou sobre uma técnica utilizada em propriedades da região chamada “queima de expansão”, que envolve usar o fogo contra o fogo. Segundo o militar, a prática é perigosa e deve ser executada exclusivamente por profissionais legalmente autorizados.

Para o vice-prefeito Rufino Folador, é preciso conscientização por parte dos produtores. Ele afirmou que o executivo buscará apoio do Corpo de Bombeiros para ministrar treinamentos de combate a incêndios aos moradores da zona rural.

Segundo o Tenente Selmo, que na reunião representou a Defesa Civil do Estado, após o controle efetivo das queimadas o momento é de avaliar os prejuízos e oferecer ajuda às comunidades atingidas.