Na quinta-feira (19) aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma audiência pública sobre um assunto que sempre foi recorrente em Buritis, a construção de uma barragem de contenção de água no Rio Urucuia.
Essa questão voltou a ser discutida entre os moradores, especialmente da região da Barriguda, depois da visita do Presidente Jair Bolsonaro (PL) à cidade de Arinos em setembro de 2021, em que prometeu que a “barragem iria sair”.
Parte dos moradores torciam pela construção desta barragem pois atrairia investimentos para a cidade especialmente no ramo de turismo, bem como a elevação do nível de água em todos os afluentes do Rio Urucuia. Já outra parte, especialmente os moradores da região da Barriguda 1, estavam preocupados com uma possível desapropriação de suas terras. A informação é que 55 mil hectares de terras seriam inundados, o que levaria ao despejo de muitas famílias.
Com esta incerteza a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizou a audiência pública que foi requerida pelo Deputado Federal Padre João (PT/MG) para buscar informações concretas junto ao governo federal, agência nacional das águas e órgãos ambientais.
O Ministério do Desenvolvimento Regional informou em audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados que não está prevista nenhuma construção de barragem de contenção de água no Rio Urucuia, ainda segundo a pasta está prevista apenas a construção de pequenos diques ou “barraginhas”.
Estiveram presentes o Prefeito de Arinos Marcilio Almeida, o Presidente da Câmara de Buritis, Vereador Fagner Mendes, o Vereador Geldo Ferreira, o Presidente do Instituto Espinhaço Luiz Claudio Oliveira e moradores da região da Barriguda, Edivaldo Soares, Leidiane Sousa e Celito Sousa. O Prefeito de Buritis, Dr. Keny Soares, e a Deputada Federal Greyce Elias participaram da reunião por videoconferência.
Depois de pesquisar junto aos órgãos federais e estaduais, ficou constatado pelo requerente e participantes da audiência pública que não existe nenhum projeto previsto para a construção da barragem no Rio Urucuia. Ficou claro também que o programa Pró-águas Urucuia, que será executado pelo Instituto Espinhaço, fará revitalização em todos municípios da bacia do Rio Urucuia com o plantio de árvores e construção de barraginhas para reter sedimentos e aumentar a infiltração da água no solo.