As pré-candidaturas de Rufino Folador (PL) para prefeito e Nilvia Prisco (SD) para vice foram anunciadas na noite de quarta-feira (22) durante um encontro político realizado no parque de exposições, contando com a participação de comerciantes, produtores rurais e políticos.

O evento foi organizado pelo grupo vinculado ao atual vice-prefeito Rufino. Surpreendentemente, o atual prefeito, Keny Soares, e o pré-candidato apoiado por ele, Célio Jacinto, compareceram buscando conversar com o grupo.

A reunião teve início com discursos de Clenio Pimentel, Astor Stroschon, Ednardo Inácio e Salvador Mariano, que destacaram a importância de alternativas além das pré-candidaturas já apresentadas. A palavra foi aberta aos interessados ​​em candidatar-se. Além de Rufino, falaram o ex-secretário de agricultura, Processo Militão, e o engenheiro Célio Jacinto, que fizeram considerações e se colocaram à disposição dos presentes.

Posteriormente, foi aberto um prazo de até 3 minutos para manifestações. Keny solicitou a palavra e apresentou um panorama desde o início de seu 1° mandato, destacando as obras e melhorias realizadas. A organização pediu que o prefeito concluísse pois tinha expirado o tempo. O prefeito pediu desculpas por não concluir sua fala e devolveu o microfone, gerando um clima tenso entre os presentes.

Clenio Pimentel, em seguida, expressou respeito por todos, porém, afirmou que os pré-candidatos foram escolhidos sem diálogo com parte da sociedade. Ele argumentou que o grupo também teria o direito de lançar outros nomes para as eleições. Ao final da reunião, foi realizada a aclamação de Rufino Folador como pré-candidato a prefeito e Nilvia Prisco como vice pela maioria dos presentes.

Rufino Folador foi líder comunitário do Distrito de Serra Bonita, vereador de 2009 a 2012, presidente da Câmara Municipal em 2012 e vice-prefeito desde 2017, ocupando também o cargo de Secretário de Obras entre 2021 e 2022.

Nilvia Prisco é líder do governo na Câmara e acumula três mandatos como vereadora: de 2001 a 2004; de 2017 a 2020 e na atual legislatura, desde 2021.