Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde.

Os alimentos funcionais, além de cumprirem sua função nutricional básica, contem compostos que trazem benefícios à saúde, assim como podem auxiliar na redução de doenças crônico-degenerativas. Na verdade, todo alimento natural (digo não processado industrialmente) pode ser classificado como “funcional”, já que contêm, em doses variáveis, componentes essenciais à nossa saúde, como vitaminas, minerais, enzimas, fibras – porém, certos alimentos contêm, além destes, outros componentes com grande capacidade protetora da saúde. É o caso do extrato de alho, da semente da linhaça, dos cereais, da soja, dos vegetais da família dos crucíferos, dos produtos lácteos – que tem recebido o “status” de medicamentos e tem sido classificado como alimentos funcionais.

Veja alguns alimentos que contêm substâncias biologicamente ativas:

  • Farelos (trigo, aveia, arroz) – ricos em fibras – estimulam funcionamento intestinal, reduzem o colesterol.
  • Chá verde (green-tea) – rico em polifenóis – previnem o câncer e doenças do coração.
  • Vegetais crucíferos (brócolos, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor) – grandes quantidades de glicosinolatos – previnem o câncer.
  • Peixes de água fria (atum, salmão) – ricos em Ômega 3 – reduzem colesterol e doenças do coração.
  • Frutas cítricas – ricas em limoneno – previnem o câncer, fortalecem o sistema imunológico.
  • Alho, cebola – contem alicina – estimulam o sistema imune, varredores de radicais livres, reduzem colesterol e triglicérides.
  • Produtos lácteos (iogurte, queijo, ricota) – pré e próbióticos – melhoram a flora bacteriana.
  • Linhaça – contem lignana – modulam o sistema imune, reduzem colesterol e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.
2 comments
    1. Olá Bruno, é isso aí…temos que sempre preocupar com nossa alimentação, pois previne várias doenças..e para você que quer engordar, o melhor é seguir uma alimentação equilibrada e nada de comer besteiras, e sim engordar saudavelmente…Obrigada!!

Comments are closed.