Começa vacinação de idosos a partir de 75 anos em Buritis

Teve início na segunda-feira (15) a quarta fase da campanha de imunização dos grupos prioritários contra Covid-19. Nesta etapa o público alvo é composto por idosos a partir de 75 anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Sala de Vacina, em anexo à sede da pasta, é o único ponto de vacinação.

Para ser imunizado, o idoso deve apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), o cartão de vacinação, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e o RG (Registro Geral). É importante ficar atento ao horário de atendimento, das 08h às 16h.

A primeira fase da campanha foi destinada aos profissionais de saúde, a segunda para os idosos acima de 90 anos e a terceira para o grupo a partir de 80 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é vacinar 376 idosos entre 75 e 79 anos com a primeira dose dos imunizantes CoronaVac (Sinovac/Butantan) e CoviShield (AstraZeneca/Oxford).

Desde o início das imunizações, no dia 20 de janeiro, foram aplicadas 1.056 doses da vacina, segundo dados do vacinômetro divulgados na quarta-feira (17) pela Secretaria, totalizando 885 pessoas vacinadas. Desses, 171 já receberam a segunda dose.

A Coordenadora de Imunização, Franciele Alves ressalta que a vacina não é indicada para alguns casos:

“O paciente que teve covid-19 a menos de 30 dias não pode estar recebendo a vacina. Ele tem que esperar 30 dias a partir do primeiro dia de sintomas. Quem também estiver fazendo uso de antibióticos não pode não pode estar recebendo a vacina no momento. Tem que esperar os 30 dias após o término do tratamento com o antibiótico”, ressaltou Franciele.

Veja abaixo os dados detalhados do Painel Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Relembre: Buritis inicia vacinação de idosos a partir de 80 anos contra Covid-19

Relembre: Buritis recebe as primeiras doses da vacina contra o Coronavírus